Curso de Formação de Brigadista

Sobre o curso

O conteúdo do curso esta de acordo com as exigências da NBR-14276 (2006) Programa de Brigada de Incêndio e da IT 17 Corpo de Bombeiros Militar da Bahia CBMBA, estabelecendo os requisitos mínimos para a composição, formação, implantação e reciclagem de brigadas de incêndio, preparando-as para atuar na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros-socorros, visando, em caso de sinistro, proteger a vida e o patrimônio, reduzir as consequências sociais do sinistro e os danos ao meio ambiente.

Objetivos de aprendizagem

Transmitir aos participantes informações teóricas e práticas dos princípios básicos de prevenção e combate a incêndios, bem como estabelecer um padrão de comportamento visando uma atitude adequada, rápida, segura e isenta de pânico em situações de emergência. Sua eficácia tem sido a salvação de empresas, preservando patrimônios e principalmente vidas. Pela sua importância, está previstas pelos Legisladores em vários níveis de Governo Federal lei 6514/77 Portaria 3214/78. NR 23. Combinada com NBR 14726 e 14277 ABNT. Municipal é requisito básico regulamentado para a obtenção da Licença ou Alvará de funcionamento das Empresas, combinados com o AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

Conteúdo programático

Teoria Geral do Fogo (Teoria)

Agentes Extintores;
Classes de incêndios;
Forma de extinção;
Equipamentos de Combate e Equipamentos afins;
Equipamentos de Proteção Individual;
Montagem de Linhas de Mangueiras;
Comando de Linha de Mangueiras;
Conceito legal da formação da Brigada;
Procedimento em casos de sinistros

Combate a incêndio (Prática)

Utilização dos extintores;
Projeto maracanã;
Projeto casa de fumaça;
Prática de Montagem de Linhas de Mangueiras;
Equipamentos de Proteção Individual;
Prática de Montagem de Linhas de Mangueiras;
Comando de Linha de Mangueiras;
Técnica de combate a incêndio utilizando o sistema de hidrantes (pressurização da rede, uso das mangueiras, etc) Instrução de como proceder para desligamento de sistema de gás e energia do prédio

Primeiros Socorros (Teoria)

Análise de vítimas;
RCP (reanimação cardiopulmonar);
Estado de choque;
Hemorragias;
Fraturas;
Ferimento;
Queimaduras;
Transporte de vítimas;
DEA

Primeiros Socorros (Prática)

Técnicas de Primeiros Socorros em caso de vitimas nas situações de incêndio e emergência (massagem cardiorrespiratória) e procedimentos em situações de queimaduras.